sábado, 10 de outubro de 2009

Dicas para bandas iniciantes

Você reuniu alguns amigos, criou uma banda e não sabe o que fazer?

1º – Após definir o estilo musical, tenha certeza de saber tudo do seu estilo musical. (importante para todos os integrantes da banda)Exemplo: Se eu tenho uma banda de rock, vou procurar saber mais de… ROCK!

2º – Após decidir quem faz o que na banda, adquira os instrumentos, que cada integrante terá que carregar.

Exemplo: Se eu sou o vocalista, tenho que ter um… Microfone! Se for guitarrista… Uma guitarra! Se for vocalista e guitarrista, adivinha??? Um microfone e uma guitarra!!! Viu, não é tão difícil!

3º – Cada membro tem que ter, ou deve pegar o mais rápido possível as habilidades necessárias para tocar os instrumentos. Exemplo: Se toco guitarra, tenho que tentar desenvolver o mais rápido possível a habilidade “instrumentos de corda” e aprender “guitarra”…

4º – Acredito que no começo da banda, seja melhor pegar uns “covers”, ou seja, pegar umas músicas de umas bandas famosas, ah e claro, não esquecer de praticar (PRATICAR MUUUUITO!!! Isso é a base de tudo)… Para isso, você deve agendar um horário em um estúdio ou marcar de ir na casa de um membro da banda para ensaiar. Obviamente que você não pretende reunir a galera e fazer shows, sem antes dar uma praticada nas músicas... Não é?

FONTE: http://brooksinc.wordpress.com/2008/11/10/dicas-para-bandas-iniciantes/

(com adaptações de Gabriela Guatura)

Parte 2

Você já está na estrada algum tempo, fazendo shows e acredita que está na hora de dar um salto na carreira? Sim, é possível...

1- Para conseguir um contrato de gravadora

2- Entenda as cláusulas contratuais:
2.1 - "Royalty", significa quanto de porcentagem a banda dividirá com a gravadora.
Exemplo: "50%" - 50% do total de discos comercializados irá para a banda e 50% irá para a gravadora.
2.2 - "Desconto", significa o percentual de DESCONTO ¬¬”

Exemplo: Se a banda tiver um desconto de 100% em uma gravadora, não irá pagar nada para gravar músicas nos estúdios
2.3 - "Data de Vencimento do Contrato", o tempo de duração de um contrato.
Exemplo: Se o contrato tiver data para acabar em 21/11/2009, significa que ele acabará nesta data. (Um tanto óbvio, mas enfim...)

3 - Para gravar uma música, a banda tem que ter música própria (composta por membros da banda).

4- Tendo 2 músicas próprias, a banda pode lançar um single. Um "single" é um mini-cd, com 2 faixas. Uma cultura que não "pegou" muito no Brasil, embora alguns artistas já tenham lançado. Na Europa, é comum o lançamento de single. (inclusive indicado para as bandas)

5- Para vender um single, é necessário que a banda tenha fama "medonho" em alguma cidade. Quanto mais cidades a banda tiver a fama mínima, melhor... (então não se preocupe tanto em lançar cds no começo, e sim, em focar no desenvolvimento das habilidades e melhorias para incrementar o seu show)

6- Dificilmente as gravadoras lançarão um single de bandas que não tenham fama mínima para vender. (não insista, será deprimente para você também, deixar 1000 cds no porta-malas do carro)

7- Nesse tempo, as vendas começaram a melhorar, e após 4 singles, e portanto, cerca de 4 meses, a banda poderá lançar um FULL CD! (isso mesmo, com os 4 singles, a banda terá 8 músicas, a quantidade exata de músicas mínimas para lançar um CD... =D)

8- Não utilize o dinheiro da banda para outras coisas no começo. Deixe-o para marcar ensaios e praticar as músicas... Também, vá juntando para comprar um veículo e posteriormente equipamentos... (ajudará na nota dos shows)

9- Continue a fazer shows, e tente expandir a "fama" da banda pelos 4 cantos do mundo. Quanto mais fama, maior quantidade de ingressos serão vendidos nos próximos shows, e claro, mais cópias de cds serão vendidas. Mais para isso, é preciso sempre melhorar a nota dos shows...

Mãos a obra!

Fonte: http://brooksinc.blogspot.com/2008/11/dicas-para-bandas-iniciantes-parte-ii.html

(com adaptações de Gabriela Guatura)

Se quiser ver a parte 3 o site é: http://brooksinc.blogspot.com/2008/11/dicas-para-bandas-iniciantes-parte-iii.html


De Gabriela Guatura

3 comentários:

  1. Então uma outra maneira de conseguir um bom contrato é mostrando a sua banda em tudo que é lugar pra conseguir se o youtube não ajudou muito então que tal vocês concorrem entre as melhores bandas do ano? desculpa pessoal do blog ecoteen a propaganda o seu blog está muito bom. e podemos talvez pensar em uma forma de parceria quem sabe?

    http://lardoviolao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=oT4McvUe_uQ

    Chique! Olha nosso Video Aê Pessoal !!!

    ResponderExcluir