terça-feira, 27 de outubro de 2009

Porque dizer NAO ao seu cachorro nao funciona?‏

O que acontece conosco, humanos, que achamos que dizer NÃO ao cachorro vai funcionar?

Não funciona nem com nossos filhos, não é mesmo :-)?

Quando falamos NÃO ao cachorro é porque queremos que ele não faça alguma coisa. Mas nunca tentamos entender porque ele está tendo esse comportamento.

É muito mais fácil ensinar seu cachorro a fazer alguma coisa do que ensinar a não fazer outra coisa. Por exemplo, quando estamos lidando com um cachorro que é agressivo ou territorial eu recomendo aos meus clientes que ensinem algum comportamento substituto, algo que você QUER que ele faça.

Ao invés de falar NÃO ou outros métodos tradicionais, nós vamos nos concentrar em ajudar o cachorro a fazer algo diferente de uma maneira que ELE QUEIRA fazer e que não nos incomode.

Segue abaixo um exemplo de uma técnica que eu aprendi recentemente...

Vamos supor que você tem um cachorro que se mostra agressivo a outros cães, latindo e rosnando, quando passeando na coleira. Para muitos cachorros isso acontece porque ele pensa que é a obrigação dele de defender você. Provavelmente porque você está fazendo coisas que, na cabecinha dele mostram que ele é o líder, portanto seu defensor.

Eu ensino como mostrar ao seu cão quem é o líder em mais detalhe no curso Adestrador Amigo, então não vou entrar em mais detalhes agora.

Quero agora te ensinar esta técnica de reverter esse problema. Para resolver isso, você tem que ensinar seu cão que ele pode explorar o mundo aí fora com você, mas você é a líder.

Uma maneira de fazer isso é fazendo uma brincadeira com seu cachorro quando vocês sairem para passear. Essa brincadeira vai ajudar seu cachorro a treinar sua emocões de maneira a lidar melhor com a presença de outros cães.

Essa brincadeira chama-se "Olha lá"!

Para ensinar este jogo, comece a reforçar seu cachorro toda vez que ele olhar para algo que você apontar, e depois olhar diretamente para você. Você aponta algo e diz "Olha lá", o cachorro olha o que você apontou e olha de volta para você, daí você reforça.

Ao ensinar esse jogo para ele, toda vez que você disser "Olha lá" e ele olhar para onde você apontou e depois para você, você vai fazer aquela festa e lhe dar petiscos. O cahorro vai associar esta brincadeira com as "boas emoções" que vem do seu reforço positivo toda vez que ele acerta. Ele adora a bricadeira porque você fica feliz com ele quando ele acerta.

Então quando você passa perto de um cachorro para quem ele normalmente latiria, você aponta para o cachorro e diz "Olha lá". Seu cachorro vai dar uma olhada rápida para o cachorro (com muito menos ansiedade) e vai olhar diretamente para você para receber aquele reforço positivo.

Com o tempo você vai transformando as emoções que ele sentia em ralação aos outros cachorros em uma emoção positiva quando você faz a brincadeira.

Matheus Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário