terça-feira, 27 de outubro de 2009

Prevenindo acidentes domesticos‏ com os animais.

Temos que tomar muito cuidado com nossas crianças em casa para evitar acidentes domésticos, certo? Com os nossos animais é a mesma coisa. Principalmente enquanto filhotes. Eles são muito ativos e curiosos e não tem noção do perigo.

Vou citar alguns exemplos de acidentes que podemos evitar com um pouco de cuidado e atenção:

1) Eu mesmo recomendo que os filhotes devam ficar na área de serviço, mas é preciso tomar cuidado com os produtos de limpeza que estejam lá. Deixe-os fora do alcance do seu cachorro, pois eles podem pegar algum para morder e ingerir um produto tóxico.
2) Cuidados com os objetos deixados ao alcance do cão e que podem se tornar perigosos se engolidos. Brinquedos plásticos, moedas, botões, pregos, celulares, bexigas, etc. O Chicão uma vez comeu os óculos do meu cunhado. Estava em cima de uma mesinha e ele foi lá sorrateiramente e abocanhou o objeto. Era um óculos de plástico bem leve e não fez mal para ele, mas precisamos ficar atentos. Muitas vezes só percebemos que o cachorro engoliu algo diferente quando nos deparamos com o cocô dele. Já vi pedaços de pano no cocô, por exemplo.
O problema maior é quando o objeto obstrui o estomago ou intestino do cachorro. Se, repentinamente, seu cachorro parar de comer ou beber água, leve ao veterinário para checar se está tudo em ordem.

Outra ingestão que pode causar problemas é a de plantas venenosas, retire os vasos de flores e plantas que você sabe que não podem ser ingeridas. Ex: jibóia e comigo-ninguém-pode são plantas comuns de se ter em casa e são tóxicas.

3) Cuidado com os venenos para insetos e ratos bem como produtos agrícolas no seu quintal. Certifique-se que seu cachorro não vai ter acesso a eles quando aplicados no ambiente.

4) Fios elétricos são atrativos muito grandes para os cães, principalmente quando estão trocando os dentes. Verifique se não há nenhum quebrado ou lascado para não causar choques. Lembre-se também da parte de trás da geladeira, cachorros pequenos podem ficar escondidinhos lá roendo um fio e ainda por cima ficar entalado.

5) As piscinas e vasos sanitários (para animais pequenos) também podem ser perigosos. Eles podem cair dentro e não conseguirem sair. Feche a tampa do vaso toda vez que utilizá-lo.

6) Janelas e varandas altas. Melhor colocar a rede de proteção ou deixar fechada quando você não está junto ao seu cão. Muitas fraturas acontecem quando pulam de janelas altas.

Você conhece seu cão melhor do que ninguém. Antecipe-se e previna possí­veis acidentes domésticos.
Matheus Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário